-
Arquitetos: Peripheriques Architectes
- Área: 4567 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luc Boegly
-
Fabricantes: MetallTech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca de Mídias estrutura a "porta de conexão" da cidade de Saint-Paul. A escolha do lugar é apresentada como uma resposta urbana à necessidade de uma forte identidade à escala da paisagem. Este edifício tem que se converter numa referência cultural, através da informação e formação através de sua arquitetura.
Localizada entre o mar e a montanha, a forma de construção é um cubo com 34m de lado. A ideia de um marco urbano é reforçada por um vocabulário estético forte do volume relacionado com os meios de comunicação. As fachadas são estruturadas por uma pilha de linhas onduladas que lembram o padrão de páginas de um livro. Esses "páginas" são sistemas de proteção solar que vibram em torno da construção. Este sistema gera uma luz filtrada e a manutenção de um conforto térmico ideal. Isso é reforçado pela fachadas feitas de lâminas que criam aberturas para ventilação natural do edifício.
O lobby, o jardim e os vários terraços, distribuídos nos níveis superiores, moldam alguns pontos de observação para o Oceano Índico. Como ilustrações de livros, os tetos dos pavimentos revelam algumas fotos de Michal Batory sobre meios de comunicação.
No térreo, algumas ilhotas desenhadas em formas orgânicas estão rodeadas por bancos, que convidam ao descanso. O jardim coloca a biblioteca dentro de uma viagem agradável no distrito.